Sistema Growsafe
Nelores testados em Uberaba pelo sistema grow-safe, foto de Ernesto de Souza (revista globo rural).
Sabemos que quando falamos da criação de bovinos de corte, logo remetemos á alimentação dos animais, que por sua vez representa uma fatia significativa no custo de produção, chegando em 70% do custo total.
Por isso quando falamos em sistemas de criação devemos nos atentar ao máximo em um fator muito importante a denominada eficiência alimentar, que se resume em sendo maior ganho de peso com menor ingestão de alimentos.
É de conhecimento que vários fatores influenciam na eficiência alimentar, como o tipo de manejo, genética, entre outros, por isso não se pode avaliar essa eficiência de forma a generalizar os animais como sendo todos iguais, pois as respostas fisiológicas são individuais. Por isso foi desenvolvido o sistema Growsafe.
É um sistema que foi desenvolvido no Canadá e é registrado GrowSafe® (GROWSAFE® SYSTEM Ltd. Airdrie, AB, Canadá), que pode ser traduzido como “crescimento controlado’’ ele desempenha o papel de coletar informações e fornecer os dados para avaliar a eficiência alimentar.
O sistema como ferramenta
O sistema grow-safe faz parte de uma entre várias ferramentas utilizadas na pecuária de precisão, que pode ser subdividida em muitas categorias, veja abaixo algumas categorias e algumas ferramentas disponíveis.
Produção de pastagem – software Embrapa invernada.
Análise fecal para avaliação e calibração da alimentação – técnica de NIRS (Near-infrared spectroscopy) ou (espectroscopia do infravermelho próximo) fecal.
Fornecimento de alimento em confinamento - sistema calam feeding.
- sistema grow - safe
- sistema intergado
Como vimos o campo de trabalho na área de pecuária de precisão é extremamente extenso, as categorias citadas são somente para exemplificar, existem várias outras com suas respectivas ferramentas. Em termos de explanação a cerca tanto das categorias aqui citadas quanto das ferramentas disponíveis o grupo recomenda a leitura do trabalho intitulado de “Ferramentas de Pecuária de Precisão Voltadas à Nutrição de Bovinos de Corte” disponível no site da Embrapa.
Portanto a partir de agora daremos enfoque no sistema grow-safe que é o sistema que visitaremos na unidade da Universidade Federal de Uberlândia.
Características do sistema
O sistema se caracteriza por ser extremamente tecnológico e demanda uma certa capacitação profissional, de uma forma mais simples para explanar o rebanho é identificado com transmissores individuais e o receptor que fica alocado próximo ao cocho faz toda a leitura de quantidade de alimento que o animal come, através de algoritmos e dados obtidos pela constante pesagem dos animais que é feita toda vez que o mesmo se desloca para o cocho de água (onde existe uma balança), dá a possibilidade de monitoria de índices como ganho de peso diário por animal, conversão alimentar e demais parâmetros inerentes. Abaixo um esquema do sistema e sua forma de captação da informação.
figura retirada da revista globo rural.
Bom, mas o que essa monitoria constante traz de benefício?
O produtor consegue dessa forma identificar animais com problemas e/ou dificuldades de desempenho antes do mesmo provocar prejuízos, a tomada de decisão e muito mais rápida, sem contar que através deste tipo de monitoramento a calibração, ou seja, quantidade x qualidade de alimento fornecida é muito mais eficaz, pois verifica a ocorrência de desempenho individual e no grupo.
Em 2012 o cenário era otimista e com o passar do tempo as notícias a cerca do confinamento no Brasil se transformaram, indo de quebra de recordes para dificuldade em relação ao alto custo , a notícia abaixo é de janeiro de 2017.
Notícia retirada do site canal rural (2017, referente ao ano de 2016).
Porém ainda com o alto custo a chamada ainda é de otimismo, e logo no início desta notícia o autor chama a atenção para uma possível retomada no crescimento de confinamentos no Brasil. Partindo deste ponto tecnicas e ferramentas como o grow-safe são de extrema importância para o sucesso dos confinamentos brasileiros pois impactam diretamente na otimização dos recursos e diminuição de gastos.
No ano de 2014 a responsável pelo sistema Grow safe na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Carina Faria, concedeu uma entrevista ao então Correio de Uberlândia, no período estavam sendo desenvolvidos três experimentos na Fazenda Experimental Capim Branco (Fazenda que pretendemos visitar).
No ano em que a reportagem foi realizada havia sido criado o Centro de Avaliação Genética para Eficiência Alimentar que é o sistema Grow Safe, para que a avaliação pudesse ser realizada os animais ficaram em confinamento durante 90 dias, permitindo a identificação dos animais que tivessem maior ganho de peso com menor consumo.
A reportagem completa pode ser acessada na integra no site http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/ufu-faz-projetos-de-melhoria-genetica-em-pecuaria-de-corte/
Fonte consultada:
EMBRAPA Gado de Corte, Revista Globo Rural, Revista Dinheiro Rural, Site Canal Rural, Site G1
ECBC
Procurem sempre interpretar os textos! Assim vão evoluir cada vez mais na sua capacidade de comunicação e emissão de opiniões.
ResponderExcluirMuito interessante a postagem!
ResponderExcluirObrigada!!
Excluir