sexta-feira, 31 de março de 2017

Ordenha manual

Ordenha manual

A ordenha manual é mais usada em pequenas propriedades e que tenham um numero pequeno de vacas em lactação. A ordenha manual  consiste na retirada do leite com as mãos, a abertura entre a cisterna da glândula e a cisterna da teta é fechada pelo estrangulamento da teta entre os dedos indicador e polegar. O leite contido na cisterna da teta é então forçado a ser evacuado pela compressão da teta contra a palma da mão, enquanto que os dedos são fechados sucessivamente da base para a extremidade da teta. A mão é rapidamente relaxada, o que permite mais leite encher a cisterna da teta e o processo se repete.
São usados baldes, cordas, coador, e um banco para o ordenhador.
Para o inicio da ordenha, é necessário levar as vacas para o local de ordenha, a retirada do leite e de acordo com a saúde do úbere. Primeiro faz se a lavagem do úbere, para eliminar a sujeira e provocar um reflexo na vaca para a descida do leite. E é feita com toalhas de papel umedecidas em desinfetante (clorexidina a 0,3%, iodo a 0,3% ou hipoclorito de sódio a 2%) e também depois enxugadas com papel toalha, lembrando que devem ser individualizados para evitar contaminações, já que a mastite é uma infecção bacteriana de fácil disseminação.
Logo em seguida faz se o teste da caneca, em uma caneca de fundo preto para a detecção da mastite, com os 2 ou 3 primeiros jatos de leite de cada vaca, que é onde você consegue ver coágulos que são associados a infecção, eliminando também  uma contagem alta de micro-organismos que estão presentes nos primeiros jatos. Também pode ser observado por um inchaço e aumento da temperatura do próprio úbere.  Iniciando então a ordenha, sem parar até o final, por causa dos estímulos hormonais.
Terminada a ordenha desinfetar novamente os tetos com produtos que contenham  iodo livre a 0,5%, iodophor a 1%, gluconato de clorexidina a 0,5%, cloro na forma de hipoclorito a 3%, ácido sulfônico a 2%, para também reduzir os casos de mastite clinica.
Quando liberar os animais, oferecer comidas para elas, para estimular elas a ficarem em pé, pois o esfíncter fica aberto por um período de mais ou menos duas horas, e se elas deitarem entra em contato com micro-organismos e assim havendo possibilidade de outras infecções.
Depois passar o leite por um coador e refrigerar. e por ultimo limpar e desinfetar a sala de ordenha.


Equipe Milk-If: Luana, Monalisa, Marcos Vinicius, Siro.(Presentes)

2 comentários:

  1. Olá!!
    A postagem de hj (31/03)deveria contemplar sistemas de ordenha, ou seja, manual e mecânico, caracterizando cada um deles de forma resumida.
    Deveria também abordar sistema de armazenamento (tanques de expansão, temperatura e manutenção da limpeza do mesmo) e transporte do leite (como é feito quando tem que ser conduzido até à indústria). Deveriam também mencionar as legislações que tratam desses quesitos.

    ResponderExcluir