sexta-feira, 31 de março de 2017

Visita a fazenda Agronelli - Estudo de caso

No dia 10/03/2017 realizamos uma visita na empresa Agronelli, localizada em Uberaba- MG. Chegamos ao local por volta de 08 horas da manhã e fomos recepcionados pelo veterinário responsável (Fernando) e a visita foi encerrada as 10h30. O número de funcionários da empresa é reduzido (em média 10 profissionais de campo e 8 no laticínio) por ser um empreendimento automatizado e funcional.
A empresa conta com um sistema de produção denominado Free Stall em que neste ambiente o animal faz o mínimo de esforço possível, levantando-se e movimentando-se apenas para se alimentar. O ambiente é todo climatizado com ventiladores e aspersores para que as condições (temperatura e umidade) cheguem o mais próximo possível da necessidade e bem estar do animal, que por sua vez é holandês puro de origem, ou seja, um animal que sofre com o clima encontrado aqui.
A produção de leite pode variar de acordo com a sazonalidade segundo o veterinário que nos recebeu no local, quando há ocorrência de clima mais quente e seco, a produção de leite tende a ser menor se comparado com os dias mais frios.
O alimento que os animais recebem são provenientes da própria empresa que produz a silagem e armazena a mesma no local, indicando que a verticalização do empreendimento ocorre desde o sistema de produção do animal até o produto final (envase, produção de queijo, iogurte, etc).
A ordenha é realizada de forma mecânica, com tubos resfriados e um sistema de resfriamento ideal para que o leite não perca qualidade. Os produtos originados do leite que a empresa produz são: queijos, requeijão, iogurtes, etc. e comercializa com a marca Porto Real.

Existe um controle rigoroso no que diz respeito a produção de leite tipo A no local, e além disso, os animais recebem visitas semanais de um veterinário terceirizado a fim de que não desenvolvam nenhum problema. 

Equipe WeMaLuNi 
Bruna Muniz
Luiza de Freitas 
Mayara Carvalho 
Nielsen Moreira 
Wederson Gutemberg 

5 comentários:

  1. Olá!!
    Ops!! Divergência de informação:
    Segundo entendi lá não há sazonalidade. Alimentação padronizada durante todo o ano. Maior parte dela comprado no mercado futuro para garantir o padrão no suprimento. A silagem é o único componente produzido na propriedade que compõe a alimentação balanceada e é oferecida regularmente com demais alimentos (vcs viram o estoque!!!) Tem até feno que pensei que fosse para cavalo.
    Essa foi uma das pouquíssimas propriedades que já visitei, que não tem sazonalidade
    Vamos adequar para a apresentação do dia 28/04?
    Vc precisam caracterizar melhor a empresas: número de funcionários, organograma funcional, vacinas, manejo bezerros e destino machos, n. ordenhas, intervalo entre elas, produtividade média por animal, número de animais em lactação (se mantém ao longo do ano?), existência de controle de mastite, existência de controle de qualidade do leite (análises), como o leite é armazenado, a qual temperatura, todo o leite é processado ou não, sistema de transporte e destino do leite que não é beneficiado.Seguem legislação para desenvolvimento adequado das atividades, possui RT....
    As informações do dia 31 deveriam focar: Forma de obtenção da matéria-prima, sistema de armazenamento, transporte e legislação que norteia a atividade.Como foram dados de pesquisa na biblioteca, essas informações deveriam contemplar a caracterização desses sistemas em geral, não do estudo em questão. O foco no estudo em questão será apresentado posteriormente.
    No início do meu comentário, já mencionei outras informações que necessitam compor a apresentação de vcs no dia 28/04.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Na visita, foi falado que não há sazonalidade relacionado com o racionamento de alimentos devido a época das águas/seca, já que os animais não são criados a pasto. A sazonalidade encontrada na agrofazenda Agroneli está relacionado diretamente com o clima, porque os animais são de origem europeia no qual o clima é frio. Na verão brasileiro os animais europeus sofrem para regular a temperatura interna, diminuindo assim a produção de leite. Isso seria a principal causa da sazonalidade no local.

      Excluir
  2. Entendi que o texto:visita à fazenda Agronelli diz respeito à atividade solicitada no dia 24/03 que refere ao sistema de produção de leite (todos os manejos envolvidos). A postagem sobre obtenção do leite tipo A corresponde à atividade do dia 31/03. Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo!A postagem acima diz respeito ao estudo de caso solicitado no dia 31/03.

      Excluir