sexta-feira, 17 de março de 2017

Importância do leite de cabra nas regiões do Brasil

-No Brasil:

A produção do leite de cabra está em crescimento e o maior consumo ainda está associado ao consumo pediátrico por crianças com alergia ao leite de vaca ou indivíduos que necessitem de leite especial. A falta de conhecimento e falta de hábito de consumo por parte dos consumidores associado ao preconceito relacionado com o leite de cabra, traz dificuldades na colocação dos produtos derivados do leite de cabra no mercado. O leite de cabra contribui com menos de 2% da produção nacional. Entretanto mesmo com esta modesta contribuição no cenário lácteo brasileiro, está havendo um aumento na produção de leite de cabra no Brasil. O Estado da Paraíba continua se destacando na produção de leite de cabra no país com 13 mil litros diários, apesar dos longos períodos de estiagens.  Em estados que sempre se destacaram nesta atividade, como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Minas Gerais, a produção é inferior a 10 mil litros.



-Em Minas Gerais:

Em 2001, Minas Gerais produzia cerca de 160 mil litros de leite de cabra ao mês. Em 2010, o número aumentou para 250 mil litros por mês. Desses, 80 mil vieram dos produtores do sul de Minas. Um dos fatores que pode justificar esse aumento é a melhoria genética dos animais. As cabras do produtor Pedro Paulo Vasconcellos produzem entre quatro e cinco litros de leite por dia, enquanto a média é de dois litros.

"Nós investimos em inseminações e trabalhamos com animais melhoradores", diz o criador de Alfenas. Segundo o produtor, a procura pelos alimentos de origem caprina tem crescido. "Muitas pessoas gostariam de experimentar ou tinham a necessidade de consumir, mas não tinham essa disponibilidade. Com esse aumento de produção, principalmente aqui no sul de Minas, estamos conseguindo atender esse mercado."

-Na região do Triângulo Mineiro:

O aumento de consumo de leite de cabra e seus derivados, em nossa região, está trazendo uma nova dimensão ao setor pecuário, para a região do Triângulo mineiro.
Segundo Pedro Paulo Vasconcellos Leite, presidente-executivo de caprinos da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Minas Gerais (Caprileite/Accomig), de Belo Horizonte, o consumo de leite de cabra e de produtos derivados cresceu pelo menos 30% nos últimos cinco anos. “Ainda não possuímos dados consolidados dessa cadeia”, diz Leite. “Mas estamos fazendo um censo sobre esse cenário” Ainda de acordo com Leite, somadas, as três bacias leiteiras localizadas no sul de Minas, na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro produzem dez mil litros de leite por dia.



Ainda, no Triângulo Mineiro, o confinamento é largamente o regime de criação preferido pelos caprinocultores e a maior parte deles objetiva e realiza a comercialização do leite de cabra (91%). A rentabilidade da produção de leite de cabra é de cerca de R$1.382/ha, cerca de cinco vezes superior à média da área total destes mesmos estabelecimentos

-Em Uberlândia:

Na elaboração desta revisão de literatura infelizmente não foi possível encontrar na internet informações sobre a produção de leite de cabra no Município de Uberlândia-MG, motivo da região não ser destaque na criação destes animais. Entretanto, é possível encontrar pequenos produtores que comercializam o leite clandestinamente em alguns pequenos comércios na cidade.

Equipe: “Tamô chegando”
Flávia de Oliveira Borges Costa Neves
Kamila de Sousa Martins
Leopoldo Faria Santana
Rodrigo Cassiano Rosalino



Nenhum comentário:

Postar um comentário