sexta-feira, 31 de março de 2017

Sistema de Produção de Suínos:


A produção de suínos é um dos setores chave da economia brasileira. Nosso país sendo um dos maiores produtores desta carne, deve ele preocupar na qualidade dos processos de produção envolvidos para melhor qualidade do produto final, a carne suína.
Vários aspectos garantem a qualidade do processo e devido a representatividade econômica desta carne o brasil definiu uma forma de garantir a qualidade da carne através de alguns atributo dentre eles Biossegurança. A biossegurança é definida pela ABCS como a aplicação de normas e procedimentos de forma a dirimir e prevenir a introdução de doenças infecciosas em sistemas de produção. A utilização eficiente desses conceitos requer a identificação de todas possíveis vias de transmissão das doenças, sendo fundamental contar com controles sanitários.
Para realizar a instalação de uma granja de suínos deve ser levadas em  em consideração alguns fatores, legislação em vigor, distâncias mínimas de cursos d’água, meio ambiente, APP’s, Estradas, Divisas de propriedades, além de aspectos de construções e localizações.
Os suínos são animais homeotérmicos, ou seja, eles possuem a capacidade de regular a temperatura corporal. Entretanto, a homeostase só possui eficiência somente quando a temperatura ambiente esta dentro de limites que garantem o rendimento dos animais. Nisso é de grande importância observar fatores de ventilação, arejamento, pé direito, densidade por baia, e a orientação do barracão, fatores esse relacionados a construção.
Deve-se atentar também a gestão da qualidade aplicada a produção de suínos, na qual terá que ter uma sequência de prioridades que irão resultar em impactos zootécnicos e financeiros da granja, como por exemplo qualidade da água, ração, quadro de funcionários, instalações zootécnicas e predial e entre outras.
Uns dos principais problemas que ocorrem dentro da suinocultura, são as doenças quem vem trazendo impactos nos resultados zootécnicos e consequentemente financeiros das granjas, como por exemplo: a elevada mortalidade e também a diminuição no desempenho, então dessa forma torna-se de muita valia a preocupação com a biossegurança e a prevenção de doenças, para que se possa buscar uma melhor eficiência do sistema.
A biossegurança é um conjunto de práticas de manejo rígido, que deve ser seguida a “risca” no qual irá diminuir o potencial de impacto de doenças e consequentemente a transmissão ou proliferação delas.

Alguns fatores podem ajudar na questão de biossegurança, como: barreira verde, cerca de isolamento, limitar acesso de veículos, banho e troca de roupas por descartáveis, qualidade da água para os animais, qualidade da alimentação, destinação correto de suínos mortos e entre outros.

Att.

EQUIPE SUPER AÇÃO
Fabrício de Freitas de Oliveira
Igor Gabriel de Paulo
Roberto Ribeiro Filho
Walleska Silva Torsian

Nenhum comentário:

Postar um comentário