domingo, 19 de março de 2017

Gargalos na produção de leite tipo A na propriedade Agronelli

Informações gerais
No dia 10 de Março de 2017 foi realizada uma visita técnica com os alunos do 9° período de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia à empresa Agronelli na cidade de Uberaba-MG. A empresa é caracterizada por produzir leite tipo A , e produtos derivados como queijo minas frescal, manteiga, ricota etc.
A Agronelli é considerada uma agroindústria por manejar, obter o leite e processá-lo no mesmo local. Os animais são da raça Holandesa PO, originadas da Europa, cujo o clima adequado para melhores desempenhos é o frio.
A visita foi iniciada às 8:00h com o término próximo das 10:30h, e fomos recepcionados por um veterinário Fernando, que nos acompanhou por toda a visita.


Principais dificuldades
Gerenciamento de pessoas: A dificuldade que mais se destaca na empresa é saber lidar com diferentes pessoas. O tratamento diferenciado a cada funcionário é preciso para que haja uma harmonia no local de trabalho. As pessoas possuem individualidades que precisam ser levadas em consideração quando o trabalho é feito por um conjunto de pessoas . É da alçada do gerente de processos ou coordenador geral, saber lidar e tratar os funcionários de maneira diferente, de modo que não haja desigualdade no tratamento com os funcionários. É importante o funcionário ser ouvido, estar satisfeito e realizado em trabalhar, dessa forma o trabalho realizado torna-se muito bem feito, aumentando assim a produtividade da empresa.
Controle da temperatura:Outra dificuldade que não está relacionado com o gerenciamento de pessoas, é o manejo dos animais, especificamente com o controle da temperatura dentro do free-stall (local onde as vacas ficam alojadas). Por serem originárias de uma região fria, esses animais necessitam de uma temperatura mais amena para produzirem leite na capacidade máxima de cada animal. Como citado em outras postagens, em períodos de altas temperaturas (verão) as vacas diminuem sua capacidade produtiva, gastando a energia que seria direcionada para a produção de leite para a redução de temperatura corporal interna. A manutenção nos ventiladores devem ser constante para evitar possíveis problemas com o aumento na temperatura dentro do galpão. No verão, infelizmente não é possível manter a mesma produtividade de todo plantel.
Insumos: A requisição de matéria prima depende diretamente da cotação de mercado, que por sua vez flutua de maneira muito inconstante, ou seja, um produto pode estar nesse momento com um preço em conta, por outro lado, ou outro momento , o mesmo produto pode estar fora de cogitação para compra.
Frente à todos os problemas levantados que toda e qualquer empresa do ramo agropecuário enfrenta, diante de um bom gerenciamento esses problemas  podem tranquilamente serem driblados com decisões que preferencialmente sejam discutidas por um grande número de funcionários.

Contribuição para os alunos:
Conhecer a dinâmica de uma empresa e ver de perto os processos de produção de forma realista e funcional é muito importante para nós que estamos prestes a enfrentar o mercado de trabalho. Além disso, foi possível observar a organização e limpeza da empresa que são impecáveis, que no meu ponto de vista é de grande valia.


Nielsen Moreira
Equipe WeMaLuNi

Um comentário:

  1. Os gargalos correspondem aos desafios que necessitam ser enfrentados e superados pelos técnicos. Dessa forma, cabe a vcs futuros profissionais, refletirem sobre essas questões, com vistas à propostas de soluções para situações semelhantes que possam vir ocorrer na vida profissional de vcs.

    ResponderExcluir