sexta-feira, 17 de março de 2017

ESTATÍSTICAS DO SETOR PRODUTIVO DE CARNE DE FRANGO

              O Brasil atingiu o patamar de segundo maior produtor mundial de carne de frango, atrás apenas dos Estados Unidos da América, superando em 2016 a China. Segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) a produção nacional foi de cerca de 12 milhões de toneladas em 2016. O Brasil é o maior exportador de carne de frango, sendo que, o  Oriente Médio e a Ásia são os dois principais mercados compradores do frango brasileiro, detendo 63% do mercado, na sequência estão África (14%), União Europeia (10%) e Américas (9%).

                O abate no estado de Minas Gerais representa 4,7% do abate nacional, sendo que Santa Catarina é o estado que mais abate no Brasil (Gráfico 1). A produção avícola representa, no quadro nacional, uma participação média de 7,14% da produção de frangos.
Gráfico 1: Relação de abate de aves por estado. (Bradesco, 2015).

             
A região do Triângulo Mineiro possui uma estrutura de produção moderna, no que se refere à construção de galpões e aos equipamentos utilizados, sendo o custo fixo por lote é de R$1.245,60. Uberlândia, no ano de 2012, foi a sétima maior cidade produtora de frangos do país (IBGE). A cidade apresenta grandes empresas no setor avícola, citando como exemplo a BRF, Planalto e JBS, sendo responsáveis pela realização de consórcios com produtores, para o fornecimento de carne.



Grupo Aviários
Bárbara Lorrany Ferreira Gonçalves
Denner Carvalho 
Laís Ferreira
Vinícius Sousa Baldoino

Nenhum comentário:

Postar um comentário