Os alunos da equipe Aviários realizaram visita técnica á uma propriedade de um produtor de carne de frango. A propriedade denominada Solar das Aves está localizada á aproximadamente 60 quilômetros da cidade de Uberlândia, saída para Araxá, próximo a tapuirama. O proprietário, Hélio Gomes, está no ramo de produção de carne de frango caipira há 3 anos e vêm obtendo lucros satisfatórios com a atividade.
O sistema de produção é bem diversificado, incluindo além da produção de frangos, criação de galinhas ornamentais, patos, pássaros e venda de galos reprodutores. No mês de dezembro do ano passado (2016) o proprietário produziu cerca de 2.000 frangos, tendo como destino abatedouros da cidade de Uberlândia, clientes particulares diretos que realizam a compra diretamente na propriedade, feiras, entre outros. O sistema de produção é dividido em fases, possuindo algumas instalações que abrigam as aves de 1 até 15 dias (6 piquetes) e outras instalações que abrigam aves de 15 á 60 dias. Após os 60 dias as aves são dispostas em piquetes abertos, onde ficam até a fase final de produção.
Com relação ao manejo alimentar, é fornecida ração inicial para pintinhos até 30 dias, de 31-120 dias as aves recebem ração para fase de crescimento e, a partir dos 60 dias é fornecido também milho e sorgo.
Segundo o produtor, o manejo sanitário é realizado frequentemente em todas as fases de criação, desde a fase de ovo, em que as incubadoras são pulverizadas com o produto Farmasept plus, retirada das camas após as saídas dos pintinhos e limpeza das instalações frequentemente, seguida de desinfestações com outros produtos químicos. O proprietário relata também o uso eventual de suplementação mineral, vermífugos misturados á ração e antibióticos.
O produtor possui apenas um funcionário fixo e conta com assistência técnica 1 vez por mês. O ciclo de produção é maior que de frangos de granja (convencional), sendo realizado o abate com aproximadamente 4 meses, em que as aves atingem cerca de 2.200 a 2.500 kg de peso vivo. O produtor considera o mercado de frangos caipira bastante promissor e está satisfeito com o rendimento da atividade, e projeta um crescimento da propriedade, com objetivo de se chegar á produção de até 3.000 mil frangos até o ano seguinte. Segue em anexo as fotos sobre a visita
Imagem 1 - Instalações aves 1- 15 dias
Imagem 2 - Instalações aves 15-60 dias
Imagem 3 - Piquetes abertos após 60 dias
Imagem 4 - Chocadeiras
Imagem 5 - Comedouros
Imagem 6 - Galpão milho - ração
Imagem 7 - Antibiótico
Grupo Aviários
Denner Carvalho
Bárbara Lorrany
Laís Ferreira
Vinicius Baldoino
Será que a produção é compensatória? O ciclo de produção sendo maior pode ser considerado menos lucrativo que a criação de frangos de granja convencionais, alguém discorda? O gasto com a alimentação é bem maior...
ResponderExcluirComo e porque é utilizado este antibiótico da imagem 7?