terça-feira, 2 de maio de 2017



Ponto de vista sobre sistema free-stall (FAVOR COMENTAR)
Texto para debate - a pedido da professora Simone!

O sistema de baias livres free-stall permite a criação de animais para a produção de leite em espaço reduzido. Neste sistema cada animal tem uma cama altamente confortável revestida de borracha e coberta por serragem, o animal se levanta apenas para se deitar e passa o restante do tempo deitado, neste caso a vaca só sai do confinamento para ser ordenhada.

Este sistema demanda um alto investimento por parte do produtor, e é extremamente importante que os animais a serem confinados sejam extremamente produtivos para compensar o investimento supramencionado. Um diferencial seria a utilização de animais da raça holandesa, entretanto, por se tratar de uma raça altamente sensível a altas temperaturas é importante ter no confinamento um micro clima agradável para estes animais utilizando ventiladores, climatizadores, chuveiros e exaustores de calor. Outro sim é a densidade de animais no espaço de confinamento, isto pode aumentar o estresse dos animais, aumentar competição por alimento e reduzir drasticamente a produtividade.

Para uma produção máxima de leite também é necessário alguns cuidados quanto a alimentação dos animais confinados, devendo esta ser balanceada e adequada para a produção de leite, pois devido ao fato de estarem confinados os animais estão sujeitos ganhar sobrepeso e diminuir sua produção de leite.

Um free-stall perfeito é aquele que dá o máximo de conforto ao animal e dá condições que este produza mais do que estava produzindo.

por RODRIGO CASSIANO ROSALINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário